quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

POR QUE LULA DEFENDE O REGIME CUBANO

Cuba, política e economicamente, é um fracasso retumbante. Eu sei disso, você sabe, até o presidente Lula sabe. Mas por que ele insiste em defender esse regime e fazer elogios a Fidel Castro? Vou tentar esclarecer isso com alguns casos que vivenciei. Certa vez, numa aula, entrei no assunto Cuba. Falei o que todos já sabem, ou deveriam saber, que o modelo socialista fracassou em todo canto desse planeta onde foi aplicado, inclusive em Cuba. Nisso, um aluno disse: então como o senhor explica o fato de Cuba ter a melhor medicina do mundo? Respondi ao aluno, é mesmo? Quantos cientistas cubanos já ganharam prêmio Nobel em medicina? Num outro episódio, outro aluno disse: mas em Cuba todos têm acesso à educação. Eu respondi: você sabia que a maioria das prostitutas em Cuba tem nível superior? De que adianta estudar para virar prostituta?

Por mais obvio que seja, algumas pessoas simplesmente não aceitam que o socialismo fracassou. E isso acontece até mesmo com intelectuais famosos. No dia 25 de outubro deste ano, aconteceu, na USP, um ato a favor da candidatura de Dilma Rousseff. Uma das pessoas que discursou foi a insana e desmiolada filósofa Marilena Chauí. Entre outros absurdos, a professora pregou a propriedade coletiva dos meios de produção e a revolução socialista. Segundo dona Marilena, está em curso uma revolução socialista no Brasil, e essa revolução se estenderá por toda América Latina e chegará inclusive a Europa. O mais incrível é que esse discurso ocorreu no seio daquela que é considerada a melhor universidade do Brasil, e a professora foi ovacionada por um número enorme de alunos e professores.

Não adianta dizer que a revolução socialista matou 65 milhões de pessoas na China, 20 milhões na antiga União Soviética ou um terço da população do Camboja. Não adianta dizer que essas pessoas morreram em vão, morreram por uma ideologia que só trouxe pobreza e opressão. Nada faz esses fanáticos do socialismo mudarem suas convicções. Minha conclusão é que o marxismo é uma religião fundamentalista. Você simplesmente crê, e isso é uma questão de fé e não de razão.

Acredito que Lula tenha uma profunda admiração por Fidel Castro, porque Fidel conseguiu o que Lula mais gostaria de obter em sua vida: ser o líder supremo de uma nação. Transformar um país em sua propriedade particular e todos cidadãos em seus serviçais. Mas não creio que ele tenha pretensões de transformar o Brasil em uma Cuba que fale português. Não, porque isso significaria transformar o Brasil em um país muito mais pobre e isso iria simplesmente prejudicar sua popularidade.

Todos sabemos que o PT é um partido que “come pelas beiradas”. O negócio deles é montar seus esquemas discretamente nos bastidores, sem que ninguém perceba. Se o objetivo do partido fosse promover uma revolução, como imagina a professora Marilena Chauí, eles estariam arquitetando isso silenciosamente. Lula defende o modelo cubano por uma única razão: porque isso rende votos. Porque existe um bando de lunáticos nesse país que ainda acredita que socialismo é a solução para todas as mazelas sociais do Brasil.

Para esses lunáticos, eu digo o seguinte: o problema do Brasil não é excesso e sim falta de capitalismo. Somente um modelo capitalista eficiente pode melhorar a vida desses milhões de brasileiros que vivem na miséria. O problema é que no Brasil nós não temos exatamente capitalismo. O que nós temos aqui é uma mistura de malandrismo, safadismo, ignorantismo e outros “ismos” mais. Mas se você é socialista-marxista-comunista, não se desespere. Como dizia o saudoso Roberto Campos, o socialismo é uma doença grave, muito grave, mas tem cura. Vejam, abaixo, o vídeo do ato pró-Dilma, na USP, e um vídeo sobre Cuba. Até uma próxima.

Marilena Chaui fala em Ato pró-Dilma Rousseff na USP:



O Brasil vai virar uma Cuba?

Um comentário:

  1. vixi!!socialismo no Brasil não!!Deus me livre!! saí p/ lá socialismo!!
    e vc disse tudo, o que temos no Brasil é safadismo, ignorantismo e todos esses "ismos" ae, mas claro, precisamos melhorar o nosso capitalismo e fechar as portas ao socialismo.
    essa marilena chaui é meio desmiolada mesmo, e esse negócio de revolução socialista que está se estendo por toda a américa latina e pelo Brasil, ah!!!!!!!!por favor!!
    Brasil não pode se espelhar em Cuba de jeito nenhum.Lula pode até admirar Fidel Castro, mas isso não quer dizer que o Brasil pode seguir a mesma linha de Cuba, senão só vai por água abaixo...
    pobreza é algo que não queremos!
    parabéns pelo post!
    se quiser, acesse meu blog de arte obscura http://artegrotesca.blogspot.com

    ResponderExcluir